“Uma Casa no Fim do Mundo”: Psicanálise, relações e angústias em um romance
de Michael Cunningham
“Uma Casa no Fim do Mundo”: Psicanálise, relações e angústias em um romance
de Michael Cunningham
Resenha do livro “Uma casa no fim do mundo”, de Michael Cunningham, Ed. Companhia das Letras/TAG, 387 págs.
Uma Casa no Fim do Mundo é um dos livros mais belos e discretamente impactantes que li nos últimos tempos. Um romance sobre pessoas comuns, vivendo vidas igualmente comuns, com questões emocionais e dilemas cotidianos, embalados por uma trilha sonora sensível dos anos 70.
Com mulheres fortes e controladoras e homens frágeis e perdidos, o livro poderia soar como um roteiro de “sessão da tarde”, mas é justamente nesse terreno aparentemente banal que a profundidade emerge. A mágica do livro está na delicadeza com que trata temas complexos como família, amor, amizade, escolhas de vida, frustração e amadurecimento.
Narrado por quatro personagens, o romance convida o leitor a mergulhar nas emoções, nos desejos e nos impasses de cada um. A construção psíquica das personagens é refinada, a ponto de gerar amor ou rejeição intensos por parte do leitor. E talvez seja isso o mais impressionante: quando odiamos uma personagem, é sinal de que ela foi profundamente bem escrita.
Este livro aborda pontos de angústia universais: família, escolhas de vida, amor, amizade, sonhos e principalmente, fala sobre expectativas e realidade.
Psicanaliticamente, o livro fala da relação mãe-filho, das modalidades de gozo, das escolhas de objeto amoroso, e expõe, com sensibilidade, o modo como o HIV afetou as relações na década de 1980. Também aborda o uso de drogas, o desejo, os impasses da sexualidade e o peso das expectativas em contraste com a realidade.
É um romance de formação, que acompanha a trajetória de Jonathan e Bobby da infância à vida adulta, revelando a construção de uma existência marcada por ideais, perdas, amadurecimento e elabor(ação). Ao terminar a leitura, sentimos que ela está apenas começando a operar seus efeitos.
Ficha técnica:
Título: Uma casa no fim do mundo
Título original: A Home at the End of the World
Autor: Michael Cunningham
Tradução: Cássia Zanon
Editora: Companhia das Letras (Edição pela TAG - Experiências Literárias também disponível)
Ano de publicação original: 1990
Ano da edição brasileira: 2003 (Companhia das Letras)
Número de páginas: 387
ISBN: 9788535903660 (pode variar por edição)
Gênero: Romance contemporâneo / Romance de formação
Narrativa: Em primeira pessoa, com alternância entre os pontos de vista dos quatro personagens principais
Ambientação: Estados Unidos – Cleveland e Nova York
Temas centrais: Amor, amizade, sexualidade, HIV/Aids, maternidade, formação identitária, família, perdas, expectativas.
Para mais novidades, siga: @significantesss e #liliateindica no Instagram.