Canções para homens que não ficam
Canções para homens que não ficam
Resenha do livro “Canção para ninar menino grande”, Conceição Evaristo, 136 páginas, Ed. Pallas, lançado em 2022.
Conceição Evaristo fala que a escrita é uma traição da oralidade e que ao escrever a história que escuta do outro, sempre vai haver lacunas. Assim ela começa a nos narrar a história de Fio Jasmim contada pela boca de outras pessoas: um príncipe negro que encanta as mulheres e deixa sua semente por toda a região onde vai a trabalho como maquinista. Um príncipe que tinha uma Pérola Maria em casa e várias joias com histórias de vida e subjetividade. Cada uma amava Fio a sua maneira.
Este livro primoroso traz um emaranhado de histórias de encontros, desencontros, amores doloridos, contradições e complexidades em torno das relações amorosas e suscita reflexões sobre masculinidade negra e o lugar que mulher negra ocupa na partilha amorosa, perpassando pelas implicações sociais da afetividade, do racismo e do machismo.
O livro segue o Fio das sementes espalhadas por este Jasmim, que floresce por onde passa: chegava na cidade, conhecia uma mulher, despertava seus sentimentos, mergulhavam no amor ardente da paixão e ia embora. Nunca sequer pensou na possibilidade de deixar esta mulher grávida. Nunca cogitou que a mulher poderia estar esperando por ele. Sequer quis saber se seus filhos tinham a marca de um pai em suas vidas. A ele interessava apenas o momento, pois foi criado seguindo os conselhos do seu pai e dos homens mais velhos: trabalhava, supria as necessidades da mulher e dos filhos do casamento, pois estes ele tinha a certeza que eram dele, mas nada queria saber dos filhos que nem ele mesmo sabia da existência; as mães davam conta sozinhas, não precisavam dele financeiramente.
Estas histórias me suscitaram o texto de bell hooks “vivendo de amor”, pois ao me deparar com estas vivências de amor tão pontuais, não deixei de me interrogar porque estas mulheres se contentavam com tão pouco amor, pensei que elas se entregavam ao momento e viviam o que era possível do amor no instante em que ele se fazia ato, pois Fio e suas amantes sabiam da transitoriedade dos seus encontros.
“Canção para ninar menino grande” traz muitas histórias com começo, meio e fim, mas que nos faz pensar em várias outras possibilidades de continuação, o que nos leva ao início: em qualquer história, sempre vai haver lacunas. História escutada, contada, lida, escrita, vivida. Sempre haverá um furo.
Ficha técnica:
Título: Canção para ninar menino grande
Autora: Conceição Evaristo
Editora: Pallas
Ano de publicação: 2022 (2ª edição, 136 págs)
ISBN-13: 9786556020884
Para mais novidades, siga: @significantesss e #liliateindica no Instagram.